- Ano: 2016
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Dong Nai, Ha Tien 1 Cement, Hoa Sen Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. Hoje em dia, o objetivo do combate e redução da fome está em uma escala global. Na Ásia do Pacífico, 12% da população está com má saúde devido à falta de comida; apenas no Vietnã de 2014 a 2016, este número atingiu 11%, o que significa que 10,3 milhões de pessoas estão subnutridas.
Mudanças climáticas globais tem influenciado na produtividade agrícola em muitas áreas. Especialmente no Vietnã de hoje, o aumento do nível do mar, seca e o fenômeno dos pântanos de sal que geralmente ocorrem nas províncias do sul. Estes problemas muito afetaram a segurança alimentar nacional, o que nos obriga a buscar soluções adequadas e práticas.
O projeto ocupa uma área de serviço atrás de um centro automotivo. Os visitantes desta área e os clientes do centro podem sentar e comer aqui, onde parte da comida é proveniente dos vegetais que compõem o paisagismo do projeto. Aqui estão uma série de informações sobre os diferentes tipos de hortifruti disponíveis para todos. Visitantes são guiados através de um percurso e podem ter uma chance de plantar eles mesmos seus legumes aqui, além de serem incentivados a cultivar estas plantas em suas casas.
A ideia é bastante simples: criamos treliças e pérgolas vegetalizadas que cobrem o espaço para as atividades abaixo, proporcionando sombra e clima fresco, em uma imagem bastante familiar para todos os vietnamitas.
O projeto foi construído com o objetivo de reduzir os problemas advindos das mudanças climáticas. Quando a construção estava em operação, a realidade mostrou que o espaço é bastante limpo devido à filtragem do ar pela vegetação que cresce nas treliças e pérgolas superiores. Este é um projeto bastante eficiente energeticamente, uma vez que apenas a luz natural é utilizada nos horários de funcionamento do centro. Além disto, o espaço é bastante ventilado, e não utiliza ar-condicionado.
O projeto do térreo é completamente aberto, fato que ajuda a conectar os espaços internos e externos, que podem ser utilizados com grande flexibilidade e sem limites. Este espaço é multifuncional que pode se tornar um parque, espaço público, restaurante, cafeteria, sediar convenções e casamentos, entre outros.
A construção utilizou materiais eco-friendly. O piso é feito em várias placas de concreto, o que facilita a água da chuva penetrar o solo, auxiliando a permeabilidade geral da área e reduzindo as chances de inundações.
Com uma ideia simples e prática, os arquitetos querem inspirar mais pessoas a cultivar vegetais em suas casas, não apenas em Ho Chi Minh, mas também em outras partes do mundo.